domingo, 25 de dezembro de 2011

retrospectiva 2011..

Cambada...

2011 indo pro benenéu...muita expectativa sobre o ano que vai nascer...

O ano ta acabando.
Resolvi escrever no blog sobre o meu ano e algumas curiosidades.

2011, o ano que pra mim vai ficar marcado devido ao clique no "pause" no triathlon e enfase nos estudos e outras metas.
Confesso que valeu bastante a pena!
Me graduei em Engenharia Civil...fui aprovado recentemente em Segurança do Trabalho na USP e Faculdades Anhanguera (pós graduação)..assumi um noivado..comecei com minhas planilhas para mobiliar meu apto que esta pra sair...não dancei "ai se eu te pego" porque acho ridiculo rs...comprei minha p3 2011 dura ace..rolo treino pra bike...deixei meu carro quase do jeito que queria (sim, entrei na onda do tuning e turbos - um gosto pessoal que sempre tive) etc.
Posso dizer que estou bastante feliz!

tuning - outro grande gosto do autor do blog
Pode ser que você esteja perguntado: "o intuito aqui não seria apenas triathon?"
Sim, você tem razão.
Criei esse blog com duas intenções; uma, seria treinar meu português já que na minha área de atuação normalmente tudo é feito no computador e desenvolvido em obras; a outra, seria compartilhar de uma forma descontraida sobre treinos, lugares de treinos e provas, amizades e acima de tudo, PRAZER no esporte.

Conforme você vivencia esse meio, descobre que não é muito diferente de outros esportes que pratiquei na minha vida.
Posso comparar com o jiu jitsu, no qual me graduei em 7 anos de suor e só não cheguei a sonhada faixa preta devido a #$%¨& do joelho e falta de incentivo ($$$$$).
No jiu jitsu, encontrava muita rivalidade entre academias e, diferente do que muita gente pensa, muita "treta" por ai.
Acho que na época o "bichinho da rebeldia e maxismo" me picou.
Já no triathlon, nesses 3 anos de "experiência", tenho lidado com situações bastante chatas mas outras totalmente fascinantes.

Acho bom eu explicar...

Ultimamente, as rodinhas e minutos de telefone com amigos do triathlon o que mais se discutia era sobre a ignorância de algumas pessoas do triathlon no que se refere a conhecimento e "narizinho empinado".
Cara, é broxante ler alguns posts de uns "camaradas" que se acham os fudidões do esporte.
Alguns, deveriam ter o apelido de "GT" (google do triathlon). O cara parece que sabe tudo! Tudo que ele sabe é o certo...rs
Prefiro nem citar nomes para tenho a infeliz notícia que um desses já até elogiei aqui no meu blog em posts anteriores.

2012 quero voltar a treinar com um foco em prazer. Sim, acordar cedo, agradecer pela chance de poder treinar e desfrutar da miha bike, corrida e natação..Infelizmente, em 2 semanas de treinos de musculação já voltei sentir um incomodo no joelho então, to encarando isso como uma limitação e respeitando meu limite, contradizendo o título do meu blog.
Pois é, cara. Desafiar meus limites está além das minhas dores.

Quero aproveitar e mandar 1 recado a você que ainda acha que fazer um iron man é algo assim tão especial.
Qualquer um se inscreve e faz a prova, portanto, é pra qualquer um.
O dia que houver índices nesse tipo de prova ai sim vou respeitar todos ironman finisher porque tenho certeza que todos vão estar la competindo e não apenas se superando.
Afinal, pra você se superar não necessariamente precisa fazer uma prova de iron man depois postar as fotos no teu facelook e/ou entitular teu nome como "joão iron man" rs.

Veja exemplos de meus amigos, Vagner Bessa e Nilma Machado. Duas pessoas que admiro bastante que encaram todos desafios e depois passar a experiência para os demais, incentivando, dando dicas e compartilhando a vitória.

Totalmente diferente deles, alguns se acham "mais" porque conseguiram a vaga através de um clique no site no curto espaço de tempo para inscrição da prova.

Outro dia uma amiga fez uma prova em outro pais de 70.3 na casa de + - 7 horas.
Se você jogar no papel a as parciais, te garanto que aquele povo que faz spinning, esteira e  natação por estética corporal, também tem condições de fechar a prova nesse tempo.
Egas, você esta desmerecendo tua amiga?
Não. Apenas acho que deveria ter indices em outras provas para você ter a chance de competir em provas de maior expressão, motivando as pessoas a encararem o negócio com afinco e trazer frutos pro pais.
Po, eu seria o primeiro a ir lá e parabenizar essas pessoas e incentiva-las a buscar um lugar ainda mais alto no podio!

Gente, respeito A TODOS e todos os méritos pessoais. Até mesmo aqueles que fazem "SHORT JARDIM SEM NOME", "fast MC DONALDS TRIATHLON" ou prova da DANONE, mas vamos combinar e falar a verdade?Ta um modismo o negócio..

A idéia que esse povo passa é de estar lá pra garantir uns parabés dos amigos no final da prova e/ou paquerar umas gatinhas ou gatinhos...
"Mas Egas, saude é o que interessa, o resto não tem pressa"

Acertei? rs

Volto a insistir: enquanto só bater palma, dizer parabéns e se gabar por ai dizendo que fez um iron man, NUNCA teremos competidores pelo mundo mas sim, muito gargantas.
Apenas os mesmos 5 ou 6 de sempre se destacando: Carla Moreno, Coluci, Fabio Carvalho, Marcus Fernandes, Santiago, Ariane, Gianini..
Ai, depois desses, tem uma turminha querendo chegar lá...Creio que esses estão encarando o negócio como deve ser, como eu insisto parecendo um CHATO aqui no blog.

Eu quero entrar no esquema da minha amiga Thelma do blog tripateta.blogspot.com.br, no qual sugiro uma leitura sempre. A mina transparece um prazer pelo esporte mas não deixa o sangue competitivo de lado.
Isso sim pra mim é total superação e orgulho.

Quero ta no esquema do meu amigo Luiz Gustavo que não perde um treino e se dedica num âmbito geral, consultando nutricionista, fisioterapeuta, treinador (bresportes.com.br - acessoria de verdade).
Também quero desfrutar a vida com minha noiva e amigos, bebendo UMA cervejinha, viajando, curtindo as festinhas, churrascos etc.

Será que vai dar certo?
Esse é meu teste e meta em 2012.

Quanto a provas, eu concordo que o triathlon é um esporte "elitizado" como alguns caracterizam mas ainda tenho esperanças da galera se unir e boicotar algumas provas que além de cobrarem o "olho da cara" de inscrição não dão suporte MÍNIMO pelo valor cobrado.
Fala sério, pagar R$ 450,00 de uma prova sendo que um salário mínimo no páis é de R$ 525,00, eu acho uma piada com quem paga e uma humilhação aqueles que nem podem pagar mas poderiam oferecer um indice satisfatório para o pais e talvez ser patrocinado, alcançando metas de orgulho para todos!
O que falar de um iron man na casa dos U$ 600,00...
"Ah, senhor Egas, mas o iron tem puta estrutura..."

Sério mesmo, vocês não acham o MÍNIMO essa estrutura? Ou a medalha de honra ao mérito é de ouro?rs

Muita gente durante o ano me pergunta: "Egas, você esta competindo?Po, você mandava tão bem..."

Cara, é muito difícil você responder que não por causa do joelho e também por causa dos altos custos (pra mim) de provas.
Confesso que com essa grana eu prefiro viajar pra praia, levar a bike, fazer uma natação no mar, correr em locais diferentes...sem pressão, sem espertinhos no vácuo, sem falta de água da organização e acima de tudo isso: sem aquele nego mala t perguntando "pra quanto você fez a prova?"
Sério, eu não lembro de me inscrever como profissional numa prova pra alguém se importar com meu tempo.
Ai já seria um assunto muito polêmico porque eu sei bem a resposta que você vai me dar:
"Eu vejo o tempo dos outros pra saber como estou."
"Costumo ver apenas os tempos dos meus concorrentes de categoria"

Acertei né?
Eu concordo..

Enfim, 2011 também vai ficar marcado como "era do jack 3d e cia".
Meus amigos, isso é mentir pra você mesmo.

Teve uma situação inusitava esse ano. Um jovem que, pelo que dizem, é atleta de um site de esportes.
Se gaba em redes sociais se achando fudidão do pedal etc.
Tomou um pau tão grande de dois amigos num duathlon que está até hoje procurando rumo.
Ai, pela falta de humildade, foi em rede social falar de vácuo, depois dando desculpa que perdeu porque caiu da bike...
Menino, um recado: Entra nesse espírito de prazer no esporte que você vai entender o que é ser um triatleta de verdade.
Óbvio que não vou citar nome porque todo mundo aqui sabe a consequência depois né...
Eu sou totalmente da paz hoje em dia mas ainda tenho meus calos...Não cutuque!rs

"Calma, Egas...espírito natalino...ano novo....sorria pra vida, menino! rs"

Essa é uma das minhas metas pra 2012:  sorrir mais, fazer mais amigos, socializar mais...

Eu vou conseguir. Eu quero!

vivendo e aprendendo...

Desculpe o desabafo.

Feliz 2012 a você!
Paz, amor, felicidade e triathlon...sempre!
mas com prazer!

Engenheiro Egas Zandona Ceccato, com muito orgulho!



3 comentários:

  1. Egas, o meu natal estava muito chato...mas depois de ter lido

    Gente, respeito A TODOS e todos os méritos pessoais. Até mesmo aqueles que fazem "SHORT JARDIM SEM NOME", "fast MC DONALDS TRIATHLON" ou prova da DANONE, mas vamos combinar e falar a verdade?Ta um modismo o negócio.."

    Velho, eu ri tanto que acho que o vizinho aqui escutou as gargalhadas....
    :-)))

    Depois que li o post com o seu e do Xampa, cada vez me convenço mais que todo o segredo está no equilibrio...mas não estou falando "esquilibrio" de forma abstrata, mas tal como vejo nos textos de vocês.

    Ou seja, ambos são capazes de levar a vida profissional, pessoal e esportiva dentro do mesmo ritmo.

    As vezes, por conta disso, uma coisa demora um pouco mais para acontecer, tal como um Ironman ou um 70.3 - mas quando rolar, será fruto de uma vida mais sadia e feliz, pode ter certeza.

    abração e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Vagner
    Cara, vou ter falar 1 coisa que faz tempo que gostaria de te falar, porém, minha idéia era ser pessoalmente:
    Eu tenho esperança de pessoas como VOCE (influente, querida, inteligente e de bem com todo mundo) mudem o rumo de algumas coisas no triathlon, a começar por organizações de provas e até mesmo alguns conceitos no esporte que praticamos!
    Do jeito que tá, sinceramente vou seguir o esquema do luisinho e a galera do riacho: treinar por prazer!
    Aquela meta de fazer tal prova no primeiro semestre ou aquela outra no segundo ta ficando pra segundo plano...hehe
    Grande abraço, meu amigo!
    Desculpe o jeito afiado de ser ao postar..as vezes, perco a chance de ficar calado mesmo..hehe

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem no texto....

    Não concordo também com as pessoas que fazem provas na casa das 7 horas ou Ironman na casa das 16 horas... no meu ponto de vista é falta de amor para com o próprio corpo...

    ResponderExcluir